Valtrian HCT Bula

Profenid – Bula de Profenid

Indicação

Para que serve?

O Profenid é um medicamento antiinflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado no tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos, traumatismos e de dores em geral.

Este remédio pode ser utilizado dor de dente, dor de cabeça, enxaqueca, dor abdominal e pélvica, dor reumática, nevralgia, febre, sintomas de gripe e resfriado, inflamação da garganta, lombalgia, dor muscular, torcicolo, dor articular, dor na perna, contusão, entorses, tendinites, cotovelo de tenista, lumbago, artralgia, dor póstraumática, dor ciática, bursite, distensões, flebite superficial, quadros dolorosos da coluna vertebral, lesões leves oriundas da prática esportiva, dor varicosa, inflamação varicosa, hematomas.

O Profenid IV pode ser utilizado no tratamento da dor no pré e pós-operatório e outras patologias dolorosas.

O Profenid Gel é indicado para o tratamento de dor muscular e articular como dor lombar, torcicolo, contusões, torção, tendinites, distensões musculares e lesões leves decorrentes da prática esportiva.

Posologia

Como usar?

As cápsulas e os comprimidos de Profenid devem ser tomados sem mastigar, com líquido suficiente, de preferência durante ou após as refeições.

Profenid Cápsulas 50 mg: A dose recomendada é de 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, às refeições ou 1 cápsula 3 vezes ao dia, às refeições, conforme indicação médica.

Profenid Entérico – Comprimidos de 100 mg: A dose usual é de 100 mg, 2 vezes ao dia. Assim que se atingir o efeito terapêutico desejado, o tratamento deve ser mantido com a menor dose eficaz possível. Em casos severos ou se uma resposta satisfatória não pôde ser obtida com doses menores, pode-se aumentar a posologia para um máximo de 300 mg por dia.

Profenid Retard 200 mg: A dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, pela manhã ou à noite, conforme horário dos sintomas.

Profenid Solução Oral em gotas: A dose recomendada depende da idade e do peso corporal, assim:

  • Crianças acima de 1 ano: 1 gota por kg de peso, a cada 6 ou 8 horas.
  • Crianças dos 7 aos 11 anos: 25 gotas, a cada 6 ou 8 horas.
  • Adultos: 50 gotas a cada 6 ou 8 horas.

A dose máxima diária recomendada é de 300 mg, que equivale a 300 gotas.

Profenid Gel: Este gel deve ser aplicado sobre o local dolorido ou inflamado, 2 a 3 vezes ao dia, massageando levemente por alguns minutos.

A quantidade de gel deve ser ajustada para que possa cobrir a área afetada, não excedendo 15 g por dia. O tratamento não deve exceder uma semana

Profenid Supositórios 100 mg: A dose recomendada é de 1 supositório à noite e outro pela manhã.

Profenid IV: Deve-se dissolver o conteúdo do frasco contendo 100 mg em 100 a 150 mL de solução isotônica de glicose ou de cloreto de sódio.

O produto deve ser administrado por infusão intravenosa lenta, aproximadamente por 20 minutos, separadamente de outros medicamentos, por um profissional de saúde.

A posologia indicada para o tratamento é de 100 mg a 300 mg ao dia. A duração do tratamento em casos de crises de cólica renal, deve ser de no máximo 48 horas. Dose máxima diária recomendada: 300 mg.

Profenid injetável IM: A dose recomendada é de 1 ampola por via intramuscular, 2 ou 3 vezes ao dia, a critério médico.

Pacientes com insuficiência dos rins, do fígado e idosos: é aconselhável reduzir a dose inicial e manter estes pacientes na dose mínima efetiva.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Embora sejam pouco frequentes, algumas reações desagradáveis podem ocorrer durante o tratamento com Profenid:

  • Efeitos gastrintestinais: gastralgia, dispepsia, dor abdominal, náusea, vômito, diarréia, prisão de ventre, flatulência, gastrite, estomatite exacerbação da colite, doença de Crohn, úlcera péptica, hemorragia gastrintestinal e perfuração;
  • Reações alérgicas: erupção cutânea, prurido, urticária, angioedema, crise asmática, broncoespasmo e choque;
  • Reações cutâneas: fotossensibilidade, alopecia, erupções bolhosas incluindo síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica;
  • Sistema nervoso central e periférico: vertigem, parestesia, convulsões;
  • Alterações psicóticas: sonolência, alterações do humor;
  • Alterações visuais: visão embaçada;
  • Alterações auditivas: zumbidos;
  • Sistema renal: anormalidade nos testes de função renal, insuficiência renal aguda, nefrite intersticial e síndrome nefrótica;
  • Sistema hepático: elevação dos níveis de transaminase, raros casos de hepatite;
  • Sistema hematológico: trombocitopenia, anemia devido à hemorragia, agranulocitose, aplasia medular;
  • Sistema cardiovascular: hipertensão, vasodilatação.

Além disso, pode-se manifestar dor de cabeça, edema, ganho de peso e alteração do paladar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Profenid Gel não deve ser usado em pessoas com história de conhecidas reações de alergia tais como asma, rinite alérgica ou urticária ao cetoprofeno, fenobibrato, ácido tiaprofêncio, ácido acetilsalicílico ou outros agentes antiinflamatórios não esteroidais, histórico de reações de sensibilidade à luz ou histórico de reações cutâneas ao cetoprofeno, ácido tiaprofênico, fenofibrato, bloqueadores solares e perfumes. Além disso, o Profenid Gel não deve ser utilizado sobre alterações na pele patológicas, como eczema ou acne ou em pele infeccionada ou feridas expostas.

As outras formulações de Profenid não devem ser usadas em pessoas com história de reações alérgicas, insuficiência cardíaca severa, histórico de úlcera péptica ou úlcera péptica ativa/hemorrágica, histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal, relacionada ao uso de AINES, insuficiência severa do fígado ou dos rins e sangramento retal para a forma farmacêutica supositórios.

Além disso, este remédio também não deve ser usado na gravidez a não ser que seja recomendado pelo médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Recomenda-se extrema cautela na sua utilização de Profenid em pessoas com lúpus eritematoso, uma vez que podem apresentar predisposição à toxicidade por AINEs no sistema nervoso central ou renal. As reações adversas podem ser minimizadas através da administração da dose mínima efetiva, pelo menor tempo necessário.

Deve-se ter cautela em pessoas que fazem uso concomitante de cetoprofeno e medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento ou úlcera, como corticosteróides orais, anticoagulantes como a varfarina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou agentes antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico.

Existe um risco maior da ocorrência de reações adversas no início da terapia, principalmente no primeiro mês.

A ingestão de álcool pode aumentar o risco de toxicidade do fígado e sangramento gastrintestinal, portanto, não se recomenda a ingestão de bebidas alcoólicas durante a administração de cetoprofeno e outros antiinflamatórios não-esteroidais..

O Profenid gel não pode ser utilizado em curativos oclusivos, assim como não deve entrar em contato com as membranas mucosas dos olhos. Proteger a região tratada, mantendo-a coberta por roupas sempre que estiver ao ar livre, mesmo que não haja exposição direta ao sol durante o tratamento e alguns dias depois.

Assim como para os demais antiinflamatórios não-esteroidais, deve-se ter cautela com pacientes com hipertensão descontrolada, insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica, doença arterial periférica e/ou doença cerebrovascular, bem como antes de iniciar um tratamento longo em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Assim como para os demais antiinflamatórios não-esteroidais, na presença de doença infecciosa, deve-se notar que as propriedades antiinflamatória, analgésica e antitérmica do cetoprofeno podem mascarar os sinais habituais de progressão da infecção, como por exemplo, febre.

O uso de AINES pode prejudicar a fertilidade feminina e não é recomendado para mulheres que estão tentando engravidar.

Atenção diabéticos: Profenid Entérico contém sacarose dextrina.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Profenid têm como princípio ativo o cetoprofeno, de natureza não-esteroidal, que possui propriedades antiinflamatória, antitérmica e analgésica.

O cetoprofeno inibe a agregação plaquetária e a síntese das prostaglandinas.

O comprimido de Profenid entérico possui um revestimento gastro-resistente, que evita o contato do medicamento com a mucosa do estômago, possibilitando uma melhor tolerabilidade.

O início da ação de Profenid IV é verificado 5 minutos após a administração.

Profenid Gotas é rápido e completamente absorvido pelo trato gastrintestinal.

Os níveis máximos no plasma são obtidos dentro de 60 a 90 minutos após administração oral.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A grande maioria dos sintomas observados com superdosagem foram benignos e limitados à letargia, sonolência, náusea, vômito e dor epigástrica.

Em caso de superdose acidental, deve-se procurar imediatamente atendimento médico de emergência.

Em caso suspeito de superdosagem elevada, recomenda-se lavagem gástrica, devendo-se instituir tratamento sintomático e de suporte visando compensar a desidratação, monitorizar a excreção urinária e corrigir a acidose, caso necessário.

Se ocorrer insuficiência renal, a hemodiálise pode ser útil para remover o fármaco circulante.

Composição

Profenid Cápsulas

Cada cápsula contém:

Cetoprofeno__________________________________50 mg

Excipientes___________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes: lactose monoidratada e estearato de magnésio).

Profenid Entérico

Cada comprimido revestido contém:

Cetoprofeno_________________________________100 mg

Excipientes________________________q.s.p 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, dextrina, sacarose, polacrilina potássica, estearato de magnésio, opadry enteric YP-6-2125).

Profenid Retard

Cada comprimido contém:

Cetoprofeno_________________________________200 mg

Excipientes________________________q.s.p 1 comprimido

(Excipientes: fosfato de cálcio dibásico diidratado, hietelose, estearato de magnésio, dietilftalato, celacefato, dióxido de titânio).

Profenid Solução Oral (gotas)

Cada mL contém:

Cetoprofeno_________________________________ 20 mg

Excipientes_______________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: polissorbato 80, arginina, metilparabeno, aroma de morango, ácido cítrico anidro, sacarina sódica di-hidratada, ciclamato de sódio, propilenoglicol, hidróxido de sódio e água purificada).

Cada 1 mL de Profenid gotas equivale a 20 gotas e 1 gota equivale a 1 mg de cetoprofeno.

Profenid Gel

Cada grama contém:

Cetoprofeno__________________________________25 mg

Excipientes________________________________q.s.p. 1 g

(Excipientes: carbômer, trolamina, essência de lavanda, álcool etílico 96º GL, água purificada).

Profenid Supositórios

Cada supositório contém:

Cetoprofeno_________________________________100 mg

Excipientes_________________________q.s.p 1 supositório

(Excipientes: dióxido de silício, mistura de mono, di e triglicerídeos de ácidos graxos).

Profenid IV

Cada frasco-ampola contém:

Cetoprofeno_________________________________100 mg

Excipientes q.s.p. _____________________1 frasco-ampola

(Excipientes: hidróxido de sódio, glicina e ácido cítrico mono-hidratado).

Profenid IM

Cada ampola contém:

Cetoprofeno_________________________________100 mg

Veículo q.s.p___________________________________2 mL

(Excipientes: arginina, álcool benzílico, ácido cítrico anidro e água para injeção).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso a pessoa se esqueça de administrar uma dose, ele deverá administrá-la assim que possível.

No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, ele deverá esperar por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia.

Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Laboratório

Sanofi

– SAC 0800-703 00 14

Dizeres Legais:

MS 1.1300.0271
Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira – CRF-SP no 5854
SAC: 0800-703-0014

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.